top of page
Foto do escritorOdinha Peregrina

MUSEU DE TERRITÓRIO DE GALÓPOLIS – INAUGURAÇÃO

Galópolis é uma pequena vila, pertencente a cidade de Caxias do Sul.

Pela sua importância e diante de um cenário construído, composto de réplicas, e muita memória e com o único objetivo de atrair turistas à margem da preservação da nossa história, surpreende nossa sociedade mostrando um passado erguido por pessoas que viveram e ali vivem , acreditando na importância da preservação.

Dia 17 de Agosto último, ocorreu o lançamento do “Museu do Território: O Caminho da História”.

Um acervo que compõe de 15 pontos emblemáticos do patrimônio deste vilarejo. Dentre eles, alguns cenários naturais e outros edificados com longas histórias, alicerçados na trajetória do italiano Hérculos Galló e resgatados pelos seus descendentes, arquiteto Renato Solio e pelo empresário José Galló ,também fundadores do Instituto Hercules Galló.

Entre os 15 pontos que compõe este Museu a céu aberto,demarcados por totens explicativos, destacamos a Cascata Véu da Noiva, a Árvore das Garças, a Ponte do Arroio Pinhal, o Cine Operário, o Lanifício São Pedro, a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, a Praça Duque de Caxias, a Escola Ismael Chaves, a Vila Operária e o próprio Instituto Hércules Galló, entre outros.

Nossa homenagens a museológica Tânia Maria Zardo Tonet, falecida em 2018, autora da ideia desse importante resgate histórico de Galópolis e ao filho Charles Tonet, parceiro no projeto e que vem amadurecendo essa ideia, no dia a dia.

O evento de lançamento do Museu de Território de Galópolis, aconteceu no largo da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e contou com a presença de autoridades, integrantes da família Galló, comunidade da Vila, e convidados especiais. O “ Museu de Território de Galópolis” é considerado o primeiro do Estado do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil, com a concepção “museu a céu aberto”.















FOTOS: FABIO GRISON


Comments


bottom of page