Losar significa Ano Novo em tibetano e é o maior festival do Tibet. Está entre os maiores da região dos Himalaias.
Música, dança e gastronomia típicas do evento, além de uma decoração que dará um clima super especial, farão parte da programação.
O tibetano Ogyen Shak e sua esposa Adriana, responsáveis pela festa, cuidam dos mínimos detalhes e buscam apresentar tudo de forma muito original para celebrar a chegada do Ano 2150, que, segundo o calendário tibetano lunisolar, é regido pelo Coelho da Água. O Coelho, que segundo a astrologia tibetana tem grandes capacidades mentais, é inovador, tem excelentes ideias e é bastante amigável.
Ogyen faz questão de envolver a Comunidade, homenageando a cultura local e trazendo para o evento danças que lembram sua infância, vivida no Tibet.
Na Avenida Central da Cidade, a partir do dia 13 de Março , começarão a ser erguidos os Oito Símbolos Auspiciosos que como o próprio nome diz, atraem auspiciosidades e dão as boas-vindas ao novo ciclo que se inicia.
Um dos pontos altos do Festival, será o acendimento da Grande Lamparina, idealizada por Ogyen e confeccionada por artistas do Butão , residentes da cidade de Três Coroas, que será acendida na Praça Affonso Saul e mantida até o fim do Festival.
Na programação a apresentação do folclore do Tibet com danças, figurinos coloridos confeccionados por Tashi Dolma, costureira tibetana, residente na cidade e muita gastronomia.
O Festival acontece dias 18 e 19 de Março.
O evento Losar- Ano Novo tibetano tem realização da Shak Produções, apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas e Espaço Tibet.
FOTO: ARQUIVO PESSOAL- DIVULGAÇÃO
Comments